Refletindo...

"Quando alguém o abraça, não seja você o primeiro a soltar os braços."

"A força não provém da capacidade física e sim de uma vontade indomável."
(Mahatma Gandhi)

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Investindo na saúde do adolescente


Encontro de Capacitação discute Saúde do Adolescente em Goiânia

A Secretaria Estadual de Saúde em parceria com o Ministério da Saúde e as Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Goiás realizou nos dias 17 e 18 de agosto, capacitação para coordenadores de ações básicas de saúde. Um dos objetivos do encontro foi discutir sobre a importância dada à saúde do adolescente. Ainda no encontro foram traçados planos de ação para a implantação e/ou implementação da Caderneta do Adolescente nos municípios goianos.
Durante os dois dias, os participantes puderam conhecer um pouco mais sobre a realidade da faixa etária que ainda está descoberta no tocante a políticas públicas de saúde. Participaram dos estudos, psicólogos, médicos pediatras, polícia militar, técnicos do Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde. O assunto principal foi a Saúde do Adolescente e os riscos aos quais estão expostos os jovens de 10 a 19 anos.
Segundo indicadores de pesquisa desenvolvida pelo Instituto Cidadania (2005) compõem os fatores de vulnerabilidade dos 30,3% da população brasileira, ou seja, jovens de 10 a 24 anos, a inserção social, profissional e educacional, além de dificuldades de serem ouvidos em suas opiniões e necessidades. Gravidez na adolescência, DST, violências associadas à juventude e às relações de gênero e o uso e abuso de drogas, são questões inerentes a essa faixa etária da população.
Em consonância com o Ministério da Saúde e Educação, o município de Morrinhos também participa dessa política pública a partir de um plano municipal de ação em favor da saúde do adolescente. Entre as atividades previstas estão: reunião com os pais de alunos das escolas municipais e estaduais com médicos e psicólogos agendada para esse 24 de agosto, na Escola Alice Ferreira, às 19 horas, formação de grupo de adolescentes representantes da caderneta nas escolas e encontro municipal com gestores para discutir e definir ações na área de educação e saúde para os adolescentes do município.
A Caderneta do Adolescente é um projeto do ministério da saúde e educação e acontece também em Morrinhos em parceria com Secretarias Municipais de Saúde e Educação. Mais de 2000 mil alunos da rede pública serão incluídos inicialmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário